imagem
Cachoeiro de Itapemirim - ES

Cachoeiro de Itapemirim é um município situado ao Sul do Estado do Espírito Santo, às margens do Rio Itapemirim e é carinhosamente chamado de "capital secreta". Sua população estimada para 2007 foi de 198.962 habitantes. Ocupa uma área de 892,9 km². A cidade, com altitude média de 37 metros acima do nível do mar, fica a 139 quilômetros da capital, Vitória.
É a cidade onde nasceu o cantor Roberto Carlos.

Principal centro econômico do sul do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim é a segundo pólo mais importante do estado, depois da conurbação de Vitória, a capital.
Cachoeiro possui uma das maiores jazidas de mármore do Brasil e é um centro internacional de rochas ornamentais. A cidade também é berço de uma grandes empresas com destaque nacional. Além disso, o município acolhe a única fábrica de pios de ave da América do Sul, a Fábrica de Pios Maurílio Coelho com mais de 100 anos de existência. Cachoeiro de Itapemirim é hoje sobretudo um centro de extrativismo e beneficiamento mineral (mármores, granitos e moagem de calcário). Na indústria sobressai a produção de cimento, calçados e laticínios, havendo também significativa pecuária e cafeicultura. Pólo educacional do sul capixaba, o município conta com estabelecimentos de ensino superior.

A Fábrica de Pios Maurilio Coelho

Única da América Latina, a fábrica desperta curiosidade e o encantamento nas pessoas devido à peculiaridade dos instrumentos sonoros que produz. Por aproximar o homem da natureza e reproduzir com perfeição os sons da fauna brasileira, a Fábrica de Pios conquistou inúmeros títulos, dentre os quais, o que rendeu ao seu fundador Murílio Coelho o prêmio de melhor artesão do século no Centenário da Independência do Brasil. A tradição centenária hoje é mantida pela família e os pios são utilizados em diversas áreas, como: música, biologia, psicologia, souvenirs, birdwatching, etc. Na sede da fábrica é possível adquirir coleções e brindes e agendar visitas com grupos(28) 3522-2259         

 Visite o site: www.piocoelho.com.br


imagem
# Itaóca Pedra - Distrito de Cachoeiro de Itapemirim
Itaóca Pedra está localizado a aproximadamente 20 Km de Cachoeiro. É um dos distritos mais importantes, considerado economicamente forte, basicamente um pólo industrial. Contribui fortemente para o desenvolvimento de toda a região, pois possui a maior concentração de minerais Calcíticos e Dolomíticos extra brancos do Brasil. O distrito tem pouco mais de 5 mil habitantes e o beneficiamento de calcário é a principal atividade econômica do lugar, onde são produzidas 120 toneladas por mês. Faz parte também do Distrito de Itaóca, a localidade de Alto Moledo, pequeno lugarejo onde vivem tranquilamente 340 habitantes.


imagem
# São Vicente - Distrito de Cachoeiro de Itapemirim
São Vicente é um pequeno vilarejo entre montanhas e fica a 40 km de Cachoeiro. Sua população vive basicamente da agricultura familiar e alguns moradores trabalham nas localidades próximas em atividades rurais, de comércio ou de mineração. O destaque do distrito fica por conta de um belo e muito visitado ponto turístico da região: A Cachoeira Alta. A queda da cachoeira tem altitude de 100 metros e atrás, nas rochas, existem fendas onde habitam milhares de andorinhas pretas que, quando saem em revoada, produzem ruído que se confunde com o barulho das águas.

rodapé Rodrigues Design Flecha Branca Cartão MelhorViação Sudeste